“É ele mesmo? Tens a certeza? Nós só o vimos depois, quando Batista o apontou.”
“É ele. Ele não o negou.”
“Qualquer um pode dizer o que lhe convém e impor-se em palermas. Não é a primeira vez ….”resmunga Pedro.
“Simão! Não digas isso! Ele é o Messias! Ele sabe tudo! Ele ouve-te.”
“Claro! O Messias! E Ele mostrou-se a vós, João e André! Três pescadores pobres!… “Exalta Pedro.”… O Messias vai precisar muito mais do que isso!… E Ele me ouve! Eh! Meu pobre rapaz. O primeiro sol de primavera afetou o teu cérebro! Vem, vem é trabalhar. Isso é muito melhor. E esquecer esses contos de fadas!”
“Eu estou a dizer-te, Ele é o Messias! João disse coisas sagradas, mas ele fala de Deus. Quem não é Cristo, não pode falar essas palavras.“
“Simão, eu não sou uma criança. Eu sou velho o suficiente e eu sou composto e pensativo. Tu sabes disso… “Afirma James. “… e posso dizer-te que realmente Ele tem mesmo de ser o Messias!… Ele disse: ” Vim para virar o mundo de cabeça para baixo porque eu vou abaixar o que hoje é erguido e levantar o que agora é desprezado… … Eu sou a luz do mundo ” …Ele não disse João?”
“Sim. E Ele disse: “… O grande mundo não me vai amar porque está corrompido por vícios e idolatria… Mas há pessoas que estão no mundo, porque foram presos a ele, como peixes numa rede… porque existe um peso que os arrasta para o fundo, que é o pecado de Adão… Eu vim aqui para remover o pecado, e enquanto se espera pela hora da Redenção, para dar àqueles que acreditam em mim, a força que lhes permitirá libertarem-se e para me seguirem, a Luz do mundo.”
“Bem, então, se ele disse isso, devemos ir até Ele já.” Diz Pedro, impulsivo, mas genuíno, apressando-se a descarregar o barco agora em terra… “E você palerma, André, por que não vai com eles?!…”
“Mas… Simão! Você me repreendeu porque não convencê-los a vir comigo …. Você foi resmungando a noite toda, e agora, você me repreenda, porque eu não foi?”
“Estás certo…Mas eu não o viu… tu viste… e deves ter visto que Ele não é como nós…Ele deve ter algo convincente!…”
“Sim!” Diz John. “O Seu rosto! Os Seus olhos! E que bonitos olhos, não são Tiago! E a sua voz!… Oh! Que voz! Quando ele fala, parece que estamos a sonhar com o céu”.
“Rápido, rápido. Vamos vê-lo “, diz Pedro avidamente… “Disseste que Ele sabe tudo e ouve tudo?…”
“Sim, eu disse. Basta pensar: Quando vimos a alta lua no céu na noite passada, eu disse: “Eu me pergunto o que Simão está a fazer neste momento”, e Ele disse: “Ele está a lançar sua rede e não consegue nenhum descanso, porque ele tem que fazer tudo sozinho pois não saíste com o barco nesta noite tão boa de pesca… ”
“Santa Misericórdia! É verdade! Bem, Ele também sabe que lhe disse que E era não mais que um mentiroso… Eu não posso ir até Ele! ”
‘Oh! Ele é muito bondoso. Ele já sabia, porque quando nós Lhe dissemos a ele que estávamos vindo para te encontrar, Ele disse: “Vai. Mas não deixes que as primeiras palavras de desprezo o desanimem. …”
“Foi isso o que Ele disse? Bem, eu vou. Fala, fala dele enquanto caminhamos. Onde ele está?”
“Em uma casa pobre; eles devem ser Seus amigos.”
“Ele é pobre?”
“Um trabalhador de Nazaré, disse Ele.”
“Teria sido melhor se tivéssemos trazido algum peixe, pão e fruta… Alguma coisa. Vamos consultar um rabino, porque Ele é como um… Ele é mais que um rabino e vamos de mãos vazias! Os nossos rabinos não gostam disso…”
“Mas ele não se importa… Nós dissemos também: Você está nos chamando, Mestre, mas todos nós somos pobres, que devemos trazer para si?”, Ele respondeu com um sorriso que nos mostrou o deleito dos prazeres do Paraíso: “Eu quero um grande tesouro de ti”,… Um tesouro com sete nomes, Isso é o que eu quero dos Meus seguidores. Só isso. E tens isso…
“Ah! Agora eu sinto que ele é um verdadeiro Rabino, o Messias prometido! Ele não é duro com os pobres, Ele não pede dinheiro… É o suficiente para chamá-lo de santo homem de Deus. Podemos ir com segurança.”